sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Roteiro para visitas rápidas no Panamá

Muita gente que vem me visitar, vem com expectativas baixas e não vem pra ficar muito tempo. Então, proponho aqui um roteiro express para quem tem um dia ou dois para conhecer a cidade do Panamá.

Cerro Ancón: é o morro que fica em Albrook, tem uma bandeira do Panamá no topo e na sua base está o prédio de Administração do canal. Iria lá primeiro porque a vista panomâmica da cidade é espetacular e sobem poucos carros até o topo e só sobe um carro por vez portanto, lá pelas 11h começa a ter fila para subir. Na volta dá pra dar uma passadinha pela Administração do canal, que é um prédio bonito e seus gramados simulam o tamanho do canal.


 

Canal: antes de ir sugiro checar os horários do barcos porque já fui e não tinha nenhum passando pelas seguintes 2 horas! Vale a pena comprar o bilhete completo para ver o video 3D sobre a construção do canal e o museu. Fecha as 17h e praticamente te expulsam umas 16h45. Outra opção é ir de noite: jantar no restaurante buffet e ver os navios passando "grátis".

Causeway: essa "restinga artificial" não tem nada de espetacular, mas é bonito o calçadão. Dá pra ir almoçar por lá e tomar um sorvete.Tem o Smithsonian para visitar também e as lojinhas Duty Free para bebidas e perfumes.

Casco Viejo: tá cada dia mais bonito e sempre com novos restaurantes. Sugiro parar o carro no estacionamento que tem perto do Teatro Nacional. Ir para Las Bovedas que tem uma vista bonita do skyline do Panamá - Punta Pacífica/Paitilla, tem uma feirinha de artesanato no caminho e uns painéis que contam a história da construção do canal. Depois voltar pela Embaixada da França, passar pelas lojinhas de artesanato. Pode comer no Veggie Moon, tomar uma cerveja no Finca del Mar, tomar sorvete no Glancement ou ir pra praças Bolívar ou La Independencia.

Panamá Viejo: ver as ruínas do centro do Panamá antes dos ataques piratas.

No dia 2, sugiro ir para o Gamboa Rainforest Resort. Fazer o passeio de barco pelo Gatún ou ir no teleférico onde se sobre uma torre e há um mirante com uma vista super bonita. Lá no hotel o spa é super barato e tem um restaurante decente de buffet ou a la carte.






8 comentários:

  1. Jujuka adorei seu blog, muito informativo! Eu e meu marido estamos programando nossa mudança para o Panamá, será que poderíamos conversar por e-mail? Eu gostaria de tirar algumas dúvidas, e obter dicas, pode ser? Aguardo seu retorno. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, só estou há 2 anos no país, mas espero poder ajudar. Se quiser escreva-me no seguinte e-mail: jujukapanamá@gmail.com . Abraços.

      Excluir
  2. Jujuka, acabei de ler seu blog e adorei!
    Estou tambem pensando em mudar pro Panama, sera que poderia me passar umas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol, só estou há 2 anos no país, mas espero poder ajudar. Se quiser escreva-me no seguinte e-mail: jujukapanamá@gmail.com . Abraços.

      Excluir
  3. Oii, adorei as dicas! Como faço pra saber o horário dos navios no Canal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrielle, o centro de visitantes de Miraflores que é o mais próximo do centro da cidade fica aberto das 9h às 16h30 todos os dias. É bom dar uma ligada lá antes de ir para confirmar os horários dos navios (+507 276 8325), mas na minha experiência o horário mais arriscado de não vê-los é perto da hora do almoço.

      Excluir
  4. Gostaria de saber um pouco sobre os cacinos e se é para trabalhar?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber um pouco sobre os cacinos e se é para trabalhar?

    ResponderExcluir