domingo, 27 de outubro de 2013

San Blas

San Blas é lindo. Águas cristalinas, verdinhas, típicas do Caribe. Mas chegar lá é um perrengue. Até a serra são de 45 minutos a 1 hora. Na serra, são quase 2 horas num monte de curvas, pista única, apertada. São poucos os que não ficam enjoados no caminho. Passa-se por 2 guaritas policiais, onde tem que mostrar o passaporte e pagar para continuar. Depois dessa maratona, chega-se no porto onde pegamos um barco até a ilha.

Essas ilhas são território Kuna, índios nativos do Panamá. Cada ilha tem uma família que a controla. Para visitá-la tem que negociar com o dono, que te busca de barco no porto. Se quiser, eles também te buscam na cidade. 

A primeira vez que fui, passei o dia na ilha Frankiln. Estrutura da ilha: banheiro comunitário, com descarga manual, ou seja, balde de água. As cabanas para dormir eram bem rústicas e o piso era a própria areia. Eles servem comida lá, por um valor bem baixo. A comida era simples, mas boa. Comi peixe frito com arroz. Para ir embora no mesmo dia o barco sai umas 15h30, 16h no máximo. 

Dessa vez, fomos para ilha Coco Blanco. Tinham me convencido a passar a noite lá. Estava bem preocupada, não sou tão aventureira assim. Mas o final de semana foi melhor do que eu esperava. As cabanas tinham banheiro e tinham piso de madeira. A descarga era manual, mas o banheiro estava limpinho e tinha até chuveiro de água doce. A cama não estava ruim, levei meu próprio lençol. Tinha uma rede na varanda. É bom ir em turma porque o tempo não passa lá... Reeeeeende. 

O almoço estava ótimo. Comi mixto de mariscos com arroz. Na janta comi lagosta... E no dia seguinte o café da manhã estava ótimo também. Saímos no primeiro barco, às 8h. Com o calor da cabana e o sol, não dá pra dormir até tarde... E eu já estava com saudade da civilização. 

Outras dicas: se for de carro, tem que ser com carro grande, senão eles não te deixam passar. Leve cooler com bebidas e comidinhas. Muito protetor solar. Leve um som, bóias, guarda-sol e máquina fotográfica. 


3 comentários:

  1. Oi jujuka tudo bem? Você vive no Panamá por causa do seu trabalho?

    ResponderExcluir
  2. Oi Elito. Sim, vivo no Panamá por conta do trabalho e tem sido uma experiência maravilhosa. Eu adoro morar no Panamá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q lindo, imagino como seja ... Eu ja passei por aviao sobre a cidade fiz uma conexao no aeroporto de tocumen, nao me lembro o nome, mais a cidade do panama é linda!

      Excluir